sábado, 3 de março de 2018

Pesquisa agrega valor a subprodutos da soja e do etanol

Coordenação de Comunicação Social do CNPq

Grande parte do que é gerado de leveduras excedentes decorrentes do processo de produção de etanol é subaproveitado como fonte de proteínas e o restante se tornou um problema ambiental, pois necessita de tratamento adequado antes de ser descartada no meio ambiente. Para minimizar esse problema, o pesquisador, Miguel Daniel Noseda, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e sua equipe desenvolveram processos para a obtenção de compostos de maior valor agregado a partir dessa biomassa de levedura excedente.

No laboratório do professor Noseda, que é bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foram desenvolvidos dois processos para transformar farelo de soja e levedura excedente da produção do etanol em produtos com aplicação industrial. Na dissertação da mestra Juliana Teodoro, integrante de sua equipe, foi delineado um processo sequencial onde são gerados produtos com aplicação industrial: ribonucleotídeos, que são utilizados como realçadores de sabor na área da indústria alimentícia, e polissacarídeos da parede celular das leveduras - aplicados como prebióticos e imunoestimulantes na ração animal para melhorar o funcionamento do intestino e diminuir os riscos de infecções.

A composição nutricional e alta disponibilidade do farelo de soja, subproduto da produção de óleo de soja, cujo destino usual é a incorporação em ração animal, o tornam uma fonte com potencial de utilização para fins biotecnológicos. A pesquisa desenvolvida na tese da doutora Jenifer Mota Rodrigues, também da equipe do professor Noseda, evidenciou que os extratos quimiotransformados de farelo de soja apresentam alto potencial de ligação à Salmonella enterica sv. Tiphymurium. Esses resultados demonstram o potencial uso biotecnológico dos extratos obtidos a partir do farelo de soja na prevenção de infecções causadas por bactérias enteropatogênicas, responsáveis pelas infecções do aparelho digestivo. A consequência esperada ao seu uso é a redução da utilização de antibióticos na pecuária, contribuindo de maneira promissora frente ao contexto mundial de aumento da incidência de cepas bacterianas resistentes a antibióticos.

As pesquisas resultaram no depósito de dois pedidos de patentes de invenção, que aguardam o apoio de investidores para se tornarem produtos comerciais, com consequente impacto ambiental aproveitando subprodutos e resíduos agroindustriais sem afetar o meio ambiente, impacto social gerando empregos nos setores produtivos, e impacto econômico otimizando o uso de matéria-prima no meio produtivo e promovendo a diversidade de produtos na economia.

Sobre o projeto

Com o título "Potencial aplicação biotecnológica de leveduras e farelo de soja no controle de doenças entéricas e propriedades prebióticas", o projeto foi contemplado pelo Edital Universal de 2012 do CNPq e recebeu um total de R$ 50 mil em custeio e capital, contando com duas bolsas concedidas, uma na Modalidade Apoio Técnico a Pesquisa - Nível Superior e uma de Iniciação Científica.

Coordenação de Comunicação Social do CNPq

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Poço Branco (RN): Mercadinho e Padaria Aliança tem Promoção pra você!

  Bom dia Cliente Amigo! PROMOÇÃO DE HOJE!  *BOLACHINHA AMANTEIGADA R$ 0.99* Super deliciosa e macia 😋  Corre para a Padaria e ...