sábado, 3 de março de 2018

E Agora José? Onde o Brasil foi Descoberto por Pedro Alvares Cabral?


SOBRE O BRASIL TER SIDO DESCOBERTO NO RIO GRANDE DO NORTE POR CABRAL

Veja isto: se Pero Vaz de Caminha, João Faras ou o Piloto Anônimo não registraram nenhum monumento geológico, caso tivesse chegado na terra Potiguar, o que o impediria de registrar o relevante fato? Qualquer que fosse o local da primeira porção de terra avistada entre a Ilha de Marajó (PA) à Cananéia (SP), estaria ela dentro da parte portuguesa do Tratado de Tordesilhas e, sim, seria registrada/relatada. Inclusive, a rota de Cabral não foi pelo litoral norte do RN, mas sim passando a leste do RN, possivelmente entre o continente e a ilha de Fernando de Noronha (não avistada). Afinal, ele obteve conhecimento e instruções minuciosas, desde as viagens espanholas ao "futuro" continente (com os italianos Colombo e Vespúcio, os espanhóis Hojeda e Pinzon, entre outros), inclusive as experiências das viagens de Bartolomeu Dias e Vasco da Gama à Ásia, que também foi o principal objetivo de Cabral e sua frota.

A POLÊMICA DOS MONTES: CABUGI OU PASCOAL?

(sobre a ênfase de Lenine Pinto, da Reinvenção do Descobrimento)

O MONTE PASCOAL está mais perto do litoral com menos da metade da distância do PICO DO CABUGI. 
Há uma diferença de 37 metros nas alturas dos montes Pascoal (518m) e Cabugi (555m).
Ao sul do Pico do Cabugi, está a Serra de Santana com mais 750m de altitude, numa distância de 40km do Pico do Cabugi e a 106km do litoral. Sendo 30% mais alta que o Cabugi, esta serra não se sobressai à visão. Nem o Pico do Cabugi.
No frigir dos ovos, o Monte Pascoal tem mais possibilidade de ser avistado do mar, comparando-o ao Cabugi. Quanto mais distante, maior a dificuldade de visão, inclusive por outras influências como a curvatura da superfície do Terra, da atmosfera que se torna mais densa em certos horários ou períodos e a distância entre o objeto e a visão. Quanto mais distante, mais densa é a "cortina" da poluição, dos níveis da difusão de gases e partículas invisibilizando o objeto aos olhos do espectador.

VAMOS AOS NÚMEROS * Medições via satélite

MONTE PASCOAL
Distância direta da praia/mar: 27,7 km
Altitude: 518 metros
circunferência da base: 9,5 km
Distância Porto Seguro: 62,3 km

PICO DO CABUGI
Distância direta da praia/mar: 68,4 km
Altitude: 555 metros
circunferência da base: 9,3 km
Distância Porto Seguro: 91 km

---------------------------------------------------------

* Getúlio Moura – ainda trabalhando nesta tese do descobrimento do Brasil, compartilho com você esta parte do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Poço Branco (RN): Mercadinho e Padaria Aliança tem Promoção pra você!

  Bom dia Cliente Amigo! PROMOÇÃO DE HOJE!  *BOLACHINHA AMANTEIGADA R$ 0.99* Super deliciosa e macia 😋  Corre para a Padaria e ...