quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

BRASIL: DESCOBERTO NA BAHIA, OU RIO GRANDE DO NORTE?

Na hora em que as graves crises política e econômica sugerem que o pais seja “redescoberto”, um professor e pesquisador da UFRN traz ao debate nacional, com variados elementos de provas, uma tese sobre o local onde realmente teria ocorrido o “descobrimento” do Brasil.
Lenine Pinto, advogado e escritor, demonstra com dados reais e curiosos, que o Brasil não foi descoberto em Porto Seguro na Bahia, mas sim na praia de Touros no Rio Grande do Norte, em área vizinha a São Miguel do Gostoso, esquina da América Latina”,  onde se diz que “o vento faz a curva”.
O Autor constatou em suas pesquisas, que durante a década de 40, um comandante norte-americano chamado Jonas Inghram, de uma força tarefa no Recife, deixou escrito que escolheu Natal como sua base oficial, em função da proximidade com o Cabo de São Roque, que é o ponto mais estratégico no Atlântico Sul.
Esse militar afirmou, que em Salvador teria uma melhor base, mas a distância de 400 milhas a mais fazia uma grande diferença.
Em função do “achado histórico”, o professor Lenine indaga “como é que estas 400 milhas não iam fazer diferença para naviozinhos a vela, cheios de gente e dependendo de vento na época da expedição portuguesa?”
A pesquisa revela que o tempo estimado para a travessia de Cabo Verde até Porto Seguro seriam 30 dias. A embarcação deve ter ficado um ou dois dias no mar parada no mar, em função do desaparecimento da nau de Vasco de Ataíde.  Chega-se a conclusão de que, na realidade, Cabral fez a travessia em 28 ou 29 dias, o que torna impossível ele ter ido até o sul da Bahia.
No ano seguinte, em 1501, o navegador João da Nova repetiu a travessia do Atlântico e levou 30 dias do Cabo Verde ao Cabo de São Roque, no Rio Grande do Norte, o que, segundo Lenine, significa amplo respaldo para confirmar que Cabral, um ano antes, fizera o mesmo percurso.
Documentos históricos atestam, ainda, que Cabral percorreu duas mil milhas na costa brasileira e essa distancia é exatamente a distância entre o atual marco de Touros (RN) e Cananéia, na Bahia.
O marco de Touros teria sido fincado durante a segunda missa no Brasil, no dia 30 de abril de 1500, junto à cruz que simbolizou a tomada da posse oficial da terra. O local onde foi encontrado o marco ficou sendo chamado até hoje de Praia do Marco.
Outro ponto, ressaltado pelo pesquisador, é que Pero Vaz de Caminha, ao descrever a descoberta, disse que a primeira coisa que viu foi um monte alto e redondo, que seria o Pico do Cabugi, no sertão do Rio Grande do Norte. O Monte Pascal, na Bahia, é uma torre, cortada e não tem pico. Isso seria o atestado claro do descobrimento ter realmente ocorrido no RN.
Outro aspecto destacado na pesquisa é que o pau brasil nascia no Rio Grande do Norte e se estendia até Cabo Frio, com uma interrupção na Bahia. “Em Porto Seguro não tinha Pau Brasil, muito menos açúcar, essenciais para a economia da época”, completa Lenine Pinto.
A partir de 1502, os navegadores portugueses registraram as missões marítimas no chamado mapa de Cantino, que mostra a ponta litoral do Estado do Rio Grande do Norte chamada de São Jorge, exatamente o santo do dia do nosso descobrimento.
Era praxe entre os navegantes batizar as terras descobertas como o nome do santo do dia.
Como se vê, o Brasil terá que definitivamente definir o local do seu descobrimento, antes de pensar em “redescobrir-se”, como meio de superar as crises que enfrenta no momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Poço Branco (RN): Mercadinho e Padaria Aliança tem Promoção pra você!

  Bom dia Cliente Amigo! PROMOÇÃO DE HOJE!  *BOLACHINHA AMANTEIGADA R$ 0.99* Super deliciosa e macia 😋  Corre para a Padaria e ...